PÁGINA DA NOTÍCIA

Caiu no golpe do WhatsApp? Saiba o que fazer para recuperar seu dinheiro!

27/07/2022

É impressionante o número de pessoas que caem diariamente no conhecido golpe do WhatsApp: depois de clonar a identificação da pessoa o meliante, se fazendo passar por alguém muito próximo, solicita a remessa de um valor com urgência, para resolver um problema.

E a vítima no intuito de ajudar remete o dinheiro, seja por TED, DOC ou PIX.

Mas nem tudo está perdido.

A normatização do BACEN impõe algumas restrições e a necessidade adoção pelos bancos de mecanismos de segurança para evitar este tipo de golpe como também para facilitar o ressarcimento dos valores as vítimas.

No caso da remessa do valor por DOC, por exemplo, a circular do BACEN determina que em caso de suspeita de fraude a transferência do valor deve ser suspensa pelos Bancos, apurando-se os fatos e procedendo na adoção das providências legais para o caso em análise.

Ainda, quanto ao PIX, são previstos mecanismos para bloqueio cautelar do valor transferido, inclusive pelo Banco onde o meliante tem a sua conta bancária, bem como para solicitação do estorno através do Mecanismo Especial de Devolução.

Por isso é importantíssimo que a vítima proceda no registro do boletim de ocorrência junto a polícia civil e contate imediatamente a sua agência bancária solicitando ao gerente ou responsável pela sua conta a adoção das medidas cabíveis em cada caso.

Compartilhe:

O QUE VOCÊ QUER BUSCAR?

#sigadeboradeboninasredessociais

PRECISA DE UM ADVOGADO?
 Chamar no WhatsApp
#conhecadeboradeboni

Nossos escritório pode te ajudar!